O Seguro-Desemprego é um importante meio de subsistência para o empregado que foi dispensado e está procurando uma nova colocação no mercado de trabalho.
Desde 19/12/2018, o Seguro-Desemprego já pode ser solicitado 100% online, evitando a necessidade de deslocamento por parte do trabalhador.
Com o objetivo de reduzir custos e garantir maior eficiência na prestação dos serviços públicos, o Ministério do Trabalho desenvolveu o portal Emprega Brasil, no qual é possível fazer a solicitação do benefício, além de realizar a busca por novas vagas de emprego.
No evento de lançamento, Flávio Ronison, gerente de conta da Dataprev, afirmou que “A partir dessa implantação, o número de trabalhadores que precisarão ir ao posto deve diminuir gradualmente, na medida em que os dados vão se tornando mais consistentes e os processos de inteligência se aperfeiçoem automaticamente, diminuindo os riscos de fraude ou de inconvenientes para os trabalhadores”.
Como realizar a solicitação online:
Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.
Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:
O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:
Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.
Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.
O passo a passo explicativo de como solicitar o benefício Seguro-Desempego pela internet está disponível clicando aqui.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego